domingo, 10 de outubro de 2010

"Carta" a meu antigo professor de Sociologia

Desculpe-me mas: "Agora, abre mão dos valores republicanos mais caros ao petismo" ??? Valores??? O PT subverteu tal conceito ao pragmatismo eleitoral fundamentado em resultados. Isso é uma empresa (e as igrejas neo-pentecostais e todas as outras também). Conceitos como marketing político, a ascensão e influência cada vez maior dessa turma do backstage analisando dados e propondo correções de rota de campanha - custe o que custar -, isso é Wall Street política. Em artigo anterior (‘A pior campanha das eleições presidenciais contemporâneas’), você criticou a agenda moralista (e agora fala em valores) "udenista".  Achei a referência sem sentido, mas não comentei. Perdão, mas agora você soa como economista: só mais um "profeta do passado". 
Criticou o chamado “choque de gestão” (esse mesmo que elegeu Anastasia e Richa no primeiro turno) justificando ser um conceito derrocado pela crise americana. E, a meu ver, é exatamente o contrário.
Ideário é o problema. E se o PT era o último reduto, fomos todos traídos. Prova disso é o artigo sobre a palestra do Zé Dirceu para os petroleiros, onde é visível o projeto a médio e longo prazo do partido. Isso lembra mais o modus operandi dos totalitarismos de esquerda do século passado, ovos da serpente com foco no poder unipartidário, somente.
Já que você fala da ausência pedagógica do lulismo, melhor seria revermos a futurologia econômica Marxista (o comunismo/socialismo inevitável - um blefe) e o materialismo histórico, cuidadosamente. Melhor sería voltarmos ainda mais atrás. Hume seria oportuno. Mas como você bem disse, eles "nunca leriam Fausto". Pedagogia petista então me soa uma contradição. O lulismo promoveu a ignorância como virtude cívica e tá mais para o pragmatismo de Rorty (sem nunca tê-lo lido). Eu cá, pobre mortal, sigo com meu moralismo mineiro: não largo o osso de um ideal, honestidade, e outros valores menos importantes. Qto a religião, a tal agenda ultra-conservadora (outra referência sem sentido pra mim) e o segundo turno, ”vão de retro”.
PS.: 'Leite Derramado' é bom. Tente o Chico (squid disse que leu. Duvido).
__________________________________________________________
Para completo entendimento, consulte: http://rudaricci.blogspot.com/2010/10/artigo-da-semana-fundamentalismo-e.html e vide também comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário